Como consertar seus erros no trabalho

É possível reverter a situação quando algo importante não dá certo. Saiba como a seguir.

Por Mariana Amaro

Errando e aprendendo: negar ou esconder o erro mostra imaturidade e falta de controle emocional | <i>Crédito: Pixabay
Errando e aprendendo: negar ou esconder o erro mostra imaturidade e falta de controle emocional | Crédito: Pixabay
Quem nunca mandou um e-mail para a pessoa errada, se esqueceu de revisar uma apresentação ou simplesmente cometeu algum deslize no trabalho que atire a primeira pedra. Mesmo depois de errar em algo importante, é possível reverter a situação. “O erro é o norteador para o crescimento da sua carreira”, diz Alessandra Assad, professora de gestão de pessoas da FGV de Curitiba. Saiba o que fazer para recuperar o caminho depois de entrar na contramão.

1. Comunique imediatamente aqueles que foram afetados pelo equívoco
 “Antecipe-se e avise da falha o quanto antes para não gerar um efeito cascata e fazer com que essa informação errada chegue a um número ainda maior de pessoas”, diz a coach Eva Hirsch Pontes.

Leia mais

2. Trace uma estratégia
“Para ser perdoado, mostre o que está fazendo para garantir que isso não se repita”, diz Larissa Meiglin, assessora de carreira da Catho. Demonstre o que mudou nos seus processos para quem foi prejudicado. Isso ajuda a reconquistar a confiança.

3. Mantenha a calma 
Tentar negar ou esconder o erro só mostra imaturidade e falta de controle emocional. Também é importante assumir o erro e não terceirizar a culpa. Se precisar, vá ao banheiro, respire fundo, jogue uma água no rosto.



Esta nota foi publicada originalmente na edição 211 da revista Você S/A dentro da matéria "Aprenda com seus erros" e com o título “#EPIC FAIL”

Você S/A | Edição 211 | Fevereiro de 2016 

17/05/2016 - 10:29

Você S/A nas redes

Coleção CARAS