Culturas influenciam no aprendizado pelo erro

Como países de diferentes partes do mundo lidam com os seus equívocos

Por Mariana Amaro

Países lidam de formas diferentes com os erros devido à cultura | <i>Crédito: Pixabay
Países lidam de formas diferentes com os erros devido à cultura | Crédito: Pixabay
A forma de lidar com o erro varia conforme a cultura. Veja como isso é visto em diferentes regiões do planeta:

Estados Unidos
Culturalmente, é um país mais aberto aos erros. “Existe um termo no vale do Silício para se referir àquelas pessoas que já foram à falência várias vezes, mas continuam tentando: empreendedores seriais”, diz Edsel Oliveira, fundador da Reach Out, consultoria de exportação.

Finlândia
Para desenvolver a cultura da aceitação dos erros, o governo entrou em cena. Os políticos criaram, em 2011, o dia nacional da falha, quando cidadãos e figuras públicas são convidados a compartilhar suas pisadas de bola com o resto do mundo a partir de depoimentos sobre os deslizes.

Leia mais

Alemanha
Eles acreditam que falha deve ser reconhecida e corrigida imediatamente. Um exemplo dessa postura ocorreu no final do ano passado, com a montadora Volkswagen. Na época, foram descobertas as fraudes nos motores a diesel. O presidente falou publicamente sobre o erro.

Brasil
O erro não é facilmente perdoável, mas o tal “jeitinho brasileiro” de improvisar soluções é aceito, inclusive nos negócios. “Existe pouca tolerância ao erro nas empresas brasileiras”, diz o consultor Rogério Chér. E completa: “o que é um problema porque só inova quem está disposto a arriscar e errar”.

Ásia
Os asiáticos têm mais dificuldades em lidar com isso e com a vergonha porque a cultura oriental é centrada na honra. “Os que erram são vistos quase com desprezo”, diz Edsel. Um ministro da agricultura se suicidou em 2007 depois que se provou seu envolvimento com corrupção.


Esta nota foi publicada originalmente na edição 211 da revista Você S/A dentro da matéria "Aprenda com seus erros" e com o título “Falha Planetária”

Você S/A | Edição 211 | Fevereiro de 2016 

18/05/2016 - 11:00

Você S/A nas redes

Coleção CARAS