Energia para empreender

Conheça os sete hábitos que quem está iniciando um novo negócio deveria adotar para evitar a exaustão e não abandonar seu projeto pela metade

Por Neil Patel*

Força: milhares de pessoas vão questionar a sua capacidade e zombar dos seus esforços | <i>Crédito: Pexels
Força: milhares de pessoas vão questionar a sua capacidade e zombar dos seus esforços | Crédito: Pexels
Quem topa o desafio de tocar um negócio sabe o que é trabalhar 80 horas semanais. Alguns hábitos podem ajudá-lo a evitar a exaustão e não desistir do seu projeto.

1. Mantenha um diário. Escrever é um método poderoso de obter clareza. Eu tenho um blog para compartilhar as minhas conquistas nos negócios. Ao escrever, eu ligo os pontos no meu pensamento, descubro novas estratégias e desenvolvo um jeito novo de olhar para os velhos problemas. 

2. Tenha uma rede de apoio. Há mil pessoas dispostas a questionar sua capacidade, zombar dos seus esforços e desencorajar sua busca pelo sucesso. Por isso, cerque-se de pessoas que torçam por você. Quando se sentir tentado a desistir, terá ao seu lado alguém para lhe dizer para lutar por seu sonho. 

3. Liberte-se de seus inimigos. Todo mundo tem um adversário – um concorrente insatisfeito, um antigo funcionário que não trabalhava bem, por exemplo. Não deixe essas pessoas destruírem o seu foco. Prender-se aos inimigos é se agarrar às grades do Titanic. Só leva ao abismo. Concentre-se na sua trajetória em direção ao topo.

4. Exercite-se. Quem empreende sabe o que é trabalhar até 80 horas por semana. Mas, se não contrabalançar esse esforço, vai se esgotar rapidamente. E como fazer isso? Exercícios. Eu não sou um atleta, mas concedo ao meu corpo a atenção que ele precisa para perseguir os meus objetivos no mundo empresarial. 

5. Invista em conhecimento. A maioria dos empreendedores é autodidata. Mas o mercado muda constantemente e você precisa estar sempre aprendendo, o que exige tempo, energia e recursos.  

6. Ignore os limites. Pessoas que colocam limites para si mesmas descansam quando os alcançam. É claro que você deve estabelecer metas para os negócios, mas não se deixe limitar por elas. Por que colocar limites para o sucesso? 

7. Divirta-se. Já ouviu a expressão: “Work hard; play harder” (Trabalhe intensamente, divirta-se ainda mais)? A verdade implícita nessa frase é que você não conseguirá dar duro se não curtir um pouco. Se grandes festas não são a sua praia, acomode-se no sofá com um livro, relaxe na banheira ou faça qualquer outra coisa que lhe dê prazer. É impossível ser bem-sucedido odiando o que se faz. 

* Neil Patel escreve sobre empreendedorismo digital, é cofundador da Crazy Egg, Hello Bar e KISSmetrics e ajuda empresas como Amazon, Facebook e Google a aumentar sua receita.

25/10/2016 - 10:18

Você S/A nas redes

Coleção CARAS