É possível se recolocar em um ano de crise?

Em momentos de incerteza é preciso maior foco, disciplina e, sobretudo, um pensamento que fuja do padrão

Por Irene Azevedoh*

Em momentos de incerteza é preciso ter mais foco e disciplina | <i>Crédito: Pixabay
Em momentos de incerteza é preciso ter mais foco e disciplina | Crédito: Pixabay
Pode parecer a pergunta de 10 milhões de dólares, mas a resposta é simples de ser dada. Contudo, trabalhosa de ser implantada. Isso porque não é uma receita de bolo, ou seja, cada pessoa terá um "ingrediente", um "tempo de cozimento" e um "tempero" diferente para conseguir o mesmo resultado: a tão desejada recolocação.
 
Em momentos de incerteza é preciso maior foco, disciplina e, sobretudo, um pensamento que fuja do padrão. O primeiro passo é olhar para suas habilidades, seus motivadores e valores, e verificar em que atividades e/ou em que empresas haverá a melhor sinergia. Hoje, estamos vivendo uma época de abundância de profissionais qualificados no mercado. Encontrar o nicho certo para conseguir uma oferta atraente e aderente ao que você quer é uma das atitudes mais importantes.
 
Some-se a isso sua marca pessoal – que deverá ser forte para ajudá-lo a chegar mais rapidamente no alvo desejado. Isso poderá ser seu divisor de águas. A marca pessoal não pode ser apenas baseada em suas habilidades e experiência, deve se refletir também na maneira como você se apresenta.
 
As organizações investem muito tempo e dinheiro para criar uma marca vencedora e evocar certas percepções no período de segundos, certo? Você pode alcançar os mesmos resultados investindo no seu marketing de forma sólida e construindo uma imagem positiva – o que exige esforço, empenho e consistência. Por isso, leve em conta os seguintes pontos:
 
Tenha clareza sobre quais habilidades e comportamentos você tem que o diferencia dos demais
 
Lembre-se que motivadores e valores devem sempre nortear suas ações e escolhas
 
Faça uma análise criteriosa de segmentos ou empresas em que você poderá ter maior visibilidade e aceitação e um mapeamento de quem são os principais contratantes;
 
Preste atenção no dress-code. Cada segmento tem seu próprio código no vestir: o de finanças é mais formal e o de consumo mais informal, por exemplo
 
Encontre maneiras de alcanças os seus empregadores potenciais. Compareça a  eventos da área, converse com amigos e use bem as redes sociais. A ideia é fazer um trabalho de networking constante, para fazer com que sua rede de contatos cresça constantemente. Cuidado apenas para não ficar pedindo emprego – peça conselhos, troque ideias e experiências.
 
Não desistir é fundamental, pois haverá momentos de desânimo. Olhe para o futuro e projete-se nele. Caminhe em direção a sua meta e você chegará lá!
 
*Diretora de Transição de Carreira e Gestão da Mudança da Consultoria Global em Mobilidade de Talentos LHH
 

15/06/2016 - 08:43

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